
A Cia.
O grupo teatral As Caixeiras Cia. de Bonecas formou-se em 2007, na cidade de Brasília, Brasil. A formação da Cia. deu-se após a criação do primeiro espetáculo do grupo quando as integrantes, que desejavam criar peças de Teatro Lambe-Lambe para seguirem trabalhando de forma independente, sentiram-se vinculadas pelo desejo de continuar criando e pesquisando coletivamente o Teatro de Animação.
Desde a formação, o grupo criou onze espetáculos que circularam em diversos eventos e festivais no DF, Brasil e países como Chile e Portugal. A Cia. também desenvolve projetos para estimular a fomentação do Teatro de Formas Animadas no Distrito Federal com apresentação de peças, partilha de experiências e oficinas de formação.
As Caixeiras Cia. de Bonecas foi o primeiro grupo teatral do DF a dedicar-se à criação e pesquisa do Teatro Lambe-Lambe. Hoje, é referência dentro do imenso universo das miniaturas animadas pelos seus espetáculos, oficinas e projetos.
As Artistas da Companhia
.jpg)
Amara Hurtado
Atriz formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2008, iniciou-se no teatro em 1992 participando de vários grupos da cidade como a Companhia Teatral Nú Trágico, a Cooperativa de Atores, a Cia. Teatral Piramundo. É uma das pioneiras no desenvolvimento de projetos culturais no contexto da arte produzida por mulheres, como o projeto Roda de Mulheres (2005) e Festival Mulher em Cena (2013), do Instituto Arcana.
Após mais de 15 anos de diferentes experiências teatrais, a artista decidiu se dedicar à pesquisa e a investigação do Teatro de Formas Animadas, criando os espetáculos Priscila, A Perereca e a Caixa de Mitos. É co-fundadora do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas, do qual faz parte até hoje atuando, dirigindo e criando espetáculos, oficinas e projetos.
.jpg)
Jirlene Pascoal
Atua no campo das artes cênicas desde 1987, concluiu o curso técnico de teatro na Casa dos Artistas. Realizou diversas oficinas e participou de vários grupos de teatro da cidade. Atualmente é integrante do grupo as Caixeiras Cia de Bonecas, da companhia Ciarticum e do projeto do Instituto Arcana Roda de Mulheres como focalizadora.
Participou de projetos junto a Cooperativa Brasiliense de Teatro de Brasília. Em 2014, participou do 3o Festival internacional de Artes Performativas de Sintra em Portugal, com o espetáculo “Coisa de Mulher” e do festival de teatro de bonecos FESTINECO, com o espetáculo “De Outro Jeito” realizado no Gama - DF. Em 2013 participou da mostra de teatro de animação do SESC em Bom Retiro São Paulo e do Festival Internacional de Bonecos de Brasília. Em 2011 participou da montagem do espetáculo de forma animada “Volúpia” e do espetáculo “O Cordel das Três Donzelas”. Em 2010 participou do Festival Internacional de Teatro de Brasília Cena Contemporânea com o espetáculo Caixa de Mitos e no Festineco com Coisas de Mulher. Atua com As Caixeiras desde 2007.
.jpg)
Mariana Baeta
Atua na cena cultural da cidade há 25 anos desenvolvendo projetos em Teatro, Música, Culturas Populares, eventos e festivais culturais. É umas das fundadoras, atriz, bonequeira, percussionista e produtora do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas (desde 2007 até os dias atuais), que pesquisa e apresenta espetáculos na linguagem do Teatro de Formas Animadas há 15 anos.
Com as Caixeiras vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e montagem principalmente com o Teatro Lambe-lambe, de Objetos e Miniatura, linguagens do Teatro de Formas Animadas.
Como produtora cultural, gestora e coordenadora, desenvolve projetos em Artes Cênicas, Música, Culturas Populares, Dança e Cinema em Brasília, realizando inúmeros espetáculos, Festivais, mostras culturais, shows, oficinas e grandes eventos, trabalhando com artistas de renome nacional e internacional. Foi coordenadora e programadora do Espaço Cultural SESC Paulo Autran (2008 a 2011 – SESC DF – Teatro e Galeria) e do Teatro Poupex (2012 a 2015).
