AS CAIXEIRAS Cia. de Bonecas

A Companhia de Teatro As Caixeiras Cia. de Bonecas, foi fundada em Brasília no ano de 2007, a partir do desejo das artistas em criar e investigar o Teatro de Animação. Criado por Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta, As Caixeiras, criam sua história dentro do imenso universo das miniaturas animadas, através da criação de  espetáculos, oficinas e projetos.

O próprio nome escolhido pelo grupo - As Caixeiras Cia de Bonecas  - já nos dá pistas de suas escolhas artísticas e justifica a continuidade à investigação de novas dramaturgias e formas cênicas no teatro animado de miniaturas. Em seu currículo, a companhia produziu 06 espetáculos e já se apresentaram em importantes festivais nacionais e internacionais passando por mais de 17 festivais, 08 cidades e 03 países.
 

As Artistas da Companhia

Amara Hurtado

Atriz formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2008, iniciou-se no teatro em 2007 participando de vários grupos da cidade como a Companhia Teatral Nú Trágico, a Cooperativa de Atores, a Cia. Teatral Piramundo e o Instituto Arcana.  É uma das pioneiras no desenvolvimento de projetos culturais no contexto do feminino e da arte produzida por mulheres, como o projeto Roda de Mulheres (2005) e Festival Mulher em Cena (2013).


Após mais de 15 anos anos de diferentes experiências teatrais, a artista decide se dedicar à pesquisa e a investigação do Teatro de Formas Animadas, criando os espetáculos Priscila, A Perereca e a Caixa de Mitos. É co-fundadora do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas,  do qual faz parte até hoje atuando, dirigindo e criando espetáculos, oficinas e projetos.

Jirlene Pascoal

Poeta, atriz e arte-educadora, nasceu em Brasília em 1966 e atua no campo das artes cênicas há mais de 30 anos, ao longo de sua carreira, participou de vários grupos da cidade:  Roupa de Ensaio, Boca de Cena, Cia. Articum, Cia. Teatral Piramundo e Depois da Cincos.


Formada pelo curso técnico de Artes Cênicas na Casa do Artista (1991), é criadora do espetáculo Ataque de Nervos e da performance Mulheres Que Falam com a Alma, co-fundadora do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas,  na qual atua, dirige e cria espetáculos a partir da pesquisa e da investigação do Teatro de Formas Animadas.

Mariana Baeta

Atriz, ritmista e bonequeira, a artista é formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e atua na cena cultural de Brasília há 25 anos, em projetos com teatro, música e cultura popular. Começou no teatro em 1994, já foi atriz do grupo de teatro "O Hierofante" (2.000) e da Companhia de teatro Cia da Ilusão. Mariana integrou o Núcleo de Pesquisa Teatral Umbigo de Eros, com o qual criou seu espetáculo-solo "A Saia de Pandora", sob direção de Anasha Gelli (2009).

Como ritmista, Mariana acumula bastante experiências com grupos musicais, há 16 anos é percussionista, aderecista e produtora da troça carnavalesca Ventoinha de Canudo e já foi integrante do grupo de cultura popular Calango Alado  (1997 a 2003) Com as Caixeiras Cia. de Bonecas, ela pesquisa e apresenta espetáculos na linguagem do Teatro de Formas Animadas há 12 anos.

© 2019 AS CAIXEIRAS. Todos os direitos reservados.

horizontal_preta_legenda_fundotransparen