quadrada_preta_legenda_fundotransparente.png

AS CAIXEIRAS Cia. de Bonecas

A Companhia teatral As Caixeiras Cia. de Bonecas, foi fundada em Brasília no ano de 2007, por Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta. O grupo dá vida as suas histórias por meio da linguagem do Teatro de Formas Animadas, em especial o Teatro Lambe-lambe.

O próprio nome escolhido pelo grupo - As Caixeiras Cia. de Bonecas - evidencia suas escolhas artísticas e justifica a continuidade à investigação de novas dramaturgias e formas cênicas no teatro animado e de miniaturas.

Desde sua criação As Caixeiras tem investido na produção e difusão do Teatro Lambe-lambe através de diferentes projetos que agregam artistas de diferentes locais. Porém, não é somente no Lambe-lambe que o grupo tem dedicado seus esforços, pois dentro da linguagem do Teatro de Animação outros interesses e desejos desafiam as artistas que se aventuram a pesquisar, intercambiar e produzir novas peças e intervenções artísticas.


Nesses 15 anos a companhia criou 14 espetáculos teatrais, idealizou e produziu mais de 10 projetos culturais de circulação, difusão do Teatro de Formas Animadas.


Hoje, no Distrito Federal As Caixeiras é o único grupo profissional que pesquisa e difunde o Teatro Lambe-lambe por meio de seus espetáculos, projetos e oficinas, sendo reconhecido nacionalmente como uma companhia responsável, criativa e fundamental dentro desse estilo teatral genuinamente brasileiro. Através das Caixeiras o público do Distrito Federal tem conhecido essa arte delicada, poética e instigante com seus projetos de ocupação de praças, bibliotecas, pontos turísticos e participação em diversos eventos da cidade, desde 2008. Além de estarem no circuito nacional e internacional de festivais, encontros e mostras de Teatro Lambe-Lambe.

As Artistas da Companhia

Caixeiras - Foto Davi Mello (69).jpg

Amara Hurtado

Atriz formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2008, iniciou-se no teatro em 1992 participando de vários grupos da cidade como a Companhia Teatral Nú Trágico, a Cooperativa de Atores, a Cia. Teatral Piramundo. É uma das pioneiras no desenvolvimento de projetos culturais no contexto da arte produzida por mulheres, como o projeto Roda de Mulheres (2005) e Festival Mulher em Cena (2013), do Instituto Arcana.


Após mais de 15 anos de diferentes experiências teatrais, a artista decidiu se dedicar à pesquisa e a investigação do Teatro de Formas Animadas, criando os espetáculos Priscila, A Perereca e a Caixa de Mitos. É co-fundadora do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas, do qual faz parte até hoje atuando, dirigindo e criando espetáculos, oficinas e projetos.

Caixeiras - Foto Davi Mello (66).jpg

Jirlene Pascoal

Atua no campo das artes cênicas desde 1987, concluiu o curso técnico de teatro na Casa dos Artistas. Realizou diversas oficinas e participou de vários grupos de teatro da cidade. Atualmente é integrante do grupo as Caixeiras Cia de Bonecas, da companhia Ciarticum e do projeto do Instituto Arcana Roda de Mulheres como focalizadora.

 

Participou de projetos junto a Cooperativa Brasiliense de Teatro de Brasília. Em 2014, participou do 3o Festival internacional de Artes Performativas de Sintra em Portugal, com o espetáculo “Coisa de Mulher” e do festival de teatro de bonecos FESTINECO, com o espetáculo “De Outro Jeito” realizado no Gama - DF. Em 2013 participou da mostra de teatro de animação do SESC em Bom Retiro São Paulo e do Festival Internacional de Bonecos de Brasília. Em 2011 participou da montagem do espetáculo de forma animada “Volúpia” e do espetáculo “O Cordel das Três Donzelas”. Em 2010 participou do Festival Internacional de Teatro de Brasília Cena Contemporânea com o espetáculo Caixa de Mitos e no Festineco com Coisas de Mulher. Atua com As Caixeiras desde 2007.

Caixeiras - Foto Davi Mello (68).jpg

Mariana Baeta

Atua na cena cultural da cidade há 25 anos desenvolvendo  projetos em Teatro, Música, Culturas Populares, eventos e festivais culturais. É umas das fundadoras, atriz, bonequeira, percussionista e produtora do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas (desde 2007 até os dias atuais), que pesquisa e apresenta espetáculos na linguagem do Teatro de Formas Animadas há 15 anos. 

Com as Caixeiras vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e montagem principalmente com o Teatro Lambe-lambe, de Objetos e Miniatura, linguagens do Teatro de Formas Animadas. 

Como produtora cultural, gestora e coordenadora, desenvolve projetos em Artes Cênicas, Música, Culturas Populares, Dança e Cinema em Brasília, realizando inúmeros espetáculos, Festivais, mostras culturais, shows, oficinas e grandes eventos, trabalhando com artistas de renome nacional e internacional. Foi coordenadora e programadora do Espaço Cultural SESC Paulo Autran (2008 a 2011 – SESC DF – Teatro e Galeria) e do Teatro Poupex (2012 a 2015).